Uirapuru é uma designação comum a diversas aves florestais da família dos Troglodytidae e dos Piprídae , especialmente aquelas do gênero Pipra, de plumagem colorida, geralmente em uma combinação de preto com vermelho, laranja ou branco. O termo é proveniente da língua Tupi-guarani '“wirapu 'ru”', e pode ser chamado também por arapuru, guirapuru, rendeira, tangaraí ou virapuru. É um pássaro ativo que se locomove super rápido. Alimenta-se de frutas e, principalmente de pequenos insetos. Tem os pés grandes, plumagem pardo - avermelhada, laranja entre outras. Vive em meio a floresta úmida, nas Guianas, Venezuela, Colômbia , Equador, Peru, Boa Vista , e encontra -se em quase toda região amazônica brasileira. O seu canto é longo e melodioso parecido com uma flauta.
O dançador-de-cauda-graduada mede 11 centímetros de comprimento. Espécie com topete nucal e cauda redonda graduada. Os machos exibem-se em arenas explodidas em “displays” curiosos como seus congêneres. Pouco estudada em território brasileiro, a fêmea apresenta tarsos avermelhados, bico e íris cinzentos semelhantes aos da fêmea do cabeça-encarnada, sendo por vezes sintópicas, mas, distinguindo-se desta pela cauda arredondada.
Vive em florestas úmidas. Ocorre na fronteira oeste do Brasil, no Acre, ao longo do alto rio Juruá.
O dançador-de-crista mede cerca de 12,5 centímetros de comprimento. O macho é preto com a cabeça vermelha, com as penas do alto da cabeça se prolongando para trás e para o alto, formando uma crista e a fêmea é olivácea com um discreto efeito de tufos na nuca.
Varia de incomum a comum nos estratos baixo e médio de florestas úmidas e capoeiras maduras.
Presente no Brasil apenas no Estado de Roraima, na região do alto Rio Branco. Encontrado também em parte da Venezuela e na região adjacente da Guiana.
O cabeça-de-ouro mede cerca de 9 centímetros de comprimento. O macho apresenta o alto da cabeça amarelo-ouro e o restante do corpo totalmente preto e a fêmea possui as costas verde-oliváceas e a região inferior acinzentada, mais amarelada na barriga.
É comum no sub-bosque e no estrato médio de florestas úmidas e capoeiras.
Presente no Brasil apenas na Amazônia, exclusivamente ao norte do Rio Amazonas. Encontrado também nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador e Peru.
O cabeça-encarnada mede cerca de 10 centímetros de comprimento e pesa 11 gramas. O macho é preto-brilhante com a cabeça vermelha e a fêmea é verde-olivácea acima e mais acinzentada nas partes inferiores, tornando-se amarelada na barriga.
É comum nos estratos baixo e médio de florestas úmidas e de capoeiras maduras.
Presente em duas regiões separadas:
Encontrado também no Peru e Bolívia.